-
Arquitetos: Mariana Neto Arquitectura
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ricardo Oliveira Alves
-
Fabricantes: AutoDesk, Batista-gomes, CIN, Carpintaria Paulo Ferrão, Catalano, Cortizo, Efapel, Erg, Frutometal, GSI, Gebertit, JNF, MC Murta, Moureluz, NORD, Oli, Perfitec, Pladur, RMC, Samsung, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto diz respeito à remodelação e reabilitação de um antigo pequeno convento de freiras no centro da cidade de Aveiro, que foi convertido numa habitação unifamiliar. O lote era constituído, inicialmente, pela casa principal, um grande jardim e uns anexos mal conservados que foram demolidos em obra.
O cliente pretendia reabilitar a casa principal, melhorando a sua qualidade espacial interior, adequando-a ao conforto da habitabilidade contemporânea, no entanto, mantendo as suas características arquitectónicas. No exterior, o lote dividia-se em espaços a diferentes cotas. Por forma a unificar todo este espaço, nivelamos todo o terreno, deixando-o à cota da casa principal.
Tendo o jardim dimensões muito generosas, o cliente pediu que fosse pensada uma extensão da cozinha para o jardim, à semelhança de um “jardin d´été”, e uma área coberta para parqueamento dos carros, ligada à casa principal. A Sul do terreno, o cliente pediu, também, que fosse pensado um pequeno estúdio onde pudessem ficar hospedadas eventuais visitas.
Deste modo, procurámos unificar os novos volumes a partir de uma só linguagem arquitetónica. Por forma a aligeirar a imagem e o peso da construção, pensámos construir estes volumes a partir de uma estrutura mista, de paredes em betão e alvenaria e coberturas metálicas aligeiradas lacadas a preto.